Paciente de SP testa positivo para coronavírus e aguarda novo exame.


Ao retornar de viagem à Itália, o paciente teve sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.
_
Um homem de 61 anos testou positivo para coronavírus, em São Paulo, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde na noite desta terça-feira (25/2). Agora, ele vai passar por um segundo exame para confirmar o diagnóstico. O paciente esteve na Itália e chegou ao Brasil na sexta-feira (21/2). A Anvisa anunciou que procura a lista de pessoas que estavam no mesmo voo para efetuar os procedimentos de quarentena.

O paciente está sendo tratado no Hospital Israelita Albert Einstein, que notificou o Ministério da Saúde na tarde de terça. O hospital enviou a amostra do exame para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova e confirmação do diagnóstico. O resultado será divulgado na manhã de quarta-feira (26/2)

O homem viajou sozinho para a Itália no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele ficou na região de Lombardia (norte do país), considerado foco do surto de COVID-19. Ao retornar, o paciente teve sintomas como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. 

Outros três casos suspeitos de coronavírus são investigados em São Paulo.

São todos adultos: no total, três da capital (incluindo o paciente provavelmente infectado) e um de Bauru. Além disso, todos os pacientes são viajantes que vieram de algum dos países que entraram na lista de vigilância do Ministério da Saúde.

A Itália já tem 322 casos confirmados de infecção e agora figura no rol de países que demandam atenção, assim como Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Cingapura, Tailândia, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes.

O Brasil recebeu ao menos 5,3 mil voos, em 2019, desses países. O número de passageiros que vieram da Itália, França, Alemanha e Emirados Árabes soma 1,3 milhão de pessoas, segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O ministério da Saúde lembra que pessoas que apresentarem sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza e que tenham histórico de viagem em área com circulação do vírus ou contato próximo com algum caso suspeito ou confirmado par ao vírus devem procurar o serviço de saúde. A prevenção pode ser feita com uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Em todo o Brasil, já foram descartados 54 casos suspeitos.

Com informações da Agência Estado.

Comentários